sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Morte... na véspera da vitória


Além dos alunos, a APAE trabalha com as famílias dos deficientes, sobre o reconhecimento e a questão da aceitação e da potencialidade da pessoa portadora de necessidades especiais.
    Um caso curioso foi o caso de Josildo de 31 anos, portador da doença Ataxia Espino Cerebelar que levou a ficar sobre cadeiras de rodas, e começou escrever a história da sua vida. O seu trabalho começou no mês de setembro de 2010 a julho de 2011. Um livro simples e ilustrado que descrevia momentos inesquecíveis, junto o resumo de sua vida.


Meu nome é Josildo tenho 31 anos, moro com meus pais e meu avô paterno numa casa grande e bonita que fica no sítio Lucas.
   Quando eu era criança gostava de tomar banho no açude com meus irmãos e jogar futebol, não parava em casa.
   Na minha adolescência trabalhei muito ajudando meu pai no curral. Gostava muito de levar o gado para comer e beber água na beira do açude.
   Ah! Foi também na minha adolescência que me aventurei. Um dia estava acontecendo uma festa em um bar perto da minha casa e fui escondido com o afilhado de mainha a esta festa, no dia seguinte, meus pais só ouviram a fofoca de que estava bebendo, tudo mentira, oh povo mentiroso.
Minha vida era bem movimentada, mas aos meus 20 anos de idade comecei a cair muito não tinha mais equilíbrio nas pernas me sentia fraco. Houve um dia que perdi minha chinela no cercado porque não tive força para pegar de volta. Desesperado cheguei em casa chorando e chamando minha mãe.
     Foi então que minha mãe procurou o ICAE e a APAE. No ICAE estudei com Kleber e Flávia Roberta que são meus colegas no grupo viver.
   Hoje, acho ruim por que vivo sentado na cadeira de roda dependendo de mainha, tive uma depressão muito forte, mas a APAE vem me ajudando muito, pois adoro pintar no papel e na tela, esqueço o resto, faço isso com amor.
 
E assim acaba a história de vida de Josildo.
        Segundo a professora Francisca Elisvania, no dia marcado para o lançamento do seu livro, Josildo faleceu devido a sua grave doença e outras que fizeram parte de seu diagnóstico...

Reportagem: Steniel Vieira
Apoio: Deise Ribeiro
Edição: Anaisa Gouveia

Nenhum comentário: